Dicas

Quer ser um programador WordPress? Por onde começar?

Quer ser um programador WordPress? Por onde começar?

Fala devs, beleza? No artigo de hoje vou dar umas dicas muito interessantes para você que deseja ser um programador WordPress. Mas veja bem, estamos falando de PROGRAMADOR, e não apenas usar temas prontos ou utilizar o Elementor para criar um site. Para ser um profissional em WordPress você precisa dominar ele por completo e colocar a mão na massa.

Qual linguagem preciso aprender?

O WordPress é uma plataforma baseada na linguagem PHP, então a primeira coisa que você deve fazer é afiar o seu PHP. Na internet você encontra muitos cursos interessantes de PHP, mas fique ligado que no meu perfil no Instagram eu largo várias dicas e conteúdos sobre PHP voltado para o WordPress.

Sabendo que terá que usar o PHP como linguagem backend, para frontend em WordPress você deve ter um conhecimento inicial em HTML5 e CSS. Pois você precisará identificar as tags HTML para tornar o conteúdo do site editável pela plataforma.

Já sei o básico de PHP e HTML, por onde começo?

Se você já possuí algum conhecimento prévio de PHP e HTML você está indo no caminho certo. Mas vamos aprender agora como dar seus primeiros passos para dominar o WordPress.

Ambiente de desenvolvimento

Saber montar o ambiente ideal é algo primordial para você dominar o WordPress, pois assim você evitará dores de cabeça, como erros de plugins e incompatibilidades.

Primeiramente saiba montar seu ambiente de trabalho, começando pela versão do PHP, na documentação do WordPress é recomendado qualquer versão acima da 5.6, não recomendo a versão 7.1, recomendo a versão 7.4 ou 8.

A maioria dos servidores de hospedagem PHP trabalham com servidores Apache, mas se seu servidor tiver a opção de escolha entre servidor Apache ou Nginx, dê preferência para Nginx. Com servidor Nginx seu site WordPress trabalhará de forma mais otimizada, o que resultara em um melhor desempenho.

Aprenda a criar seu próprio tema

Sabemos que o WordPress disponibiliza diversos temas gratuitos, mas se você deseja se profissionalizar na plataforma, aprender a criar seu tema do ZERO é realmente muito importante. Na documentação do WordPress você encontra toda a estrutura para criar um tema do zero.

Criando um tema do zero possibilita que você se aprofunde cada vez mais na plataforma ao conhecer as funções e os padrões do backend do WordPress. Assim você saberá a lidar com diversos problemas que eventualmente seus clientes possam passar. Você ainda terá muito mais liberdade para desenvolver soluções que muitas vezes um tema pronto não irá sanar.

Então não se prenda aos temas prontos, aprenda a criar o seu próprio tema e, assim você só dependerá de você para criar qualquer tipo de upgrade no seu site ou do seu cliente.

Faça uso de hooks, functions e shortcodes

Aprender a usar as funções do WordPress é indispensável para você ser um bom desenvolvedor. Você pode começar estudando funções como get_posts(), por exemplo, que retorna as postagens do seu site, podendo passar alguns parâmetros para a função para adaptar á sua necessidade. Usar a função bloginfo() também é bem útil para importar scripts e estilos do seu layout.

Pesquise também por hooks, os conhecidos “ganchos” da plataforma, eles vão te auxiliar na inserção de conteúdos em partes específicas do site, e outras funcionalidades que você aprenderá.

Faça uso de plugins

Eis a grande vantagem em usar o WodPress para criação de sites, usar plugins na plataforma é extremamente simples e pouco um grande tempo de programação. Você vai encontrar uma infinidade de plugins na biblioteca do WordPress, que vão desde alterações simples á grande modificações, como transformar seu site em um e-coomerce completo e pronto para vender e poucos cliques, isso é possível com o plugin WooCommerce.

No WordPress você vai encontrar um plugin para praticamente todas as suas necessidades, tanto para usuários finais como para sua administração. A grande maioria você nem precisará aprender a documentação para utilizá-lo.

Conclusão

Se você quer ser um desenvolvedor WordPress profissional essas são os primeiros passos para para você se familiarizar com a plataforma. Seguindo esses passos e se aprofundando em cada um desses pontos chaves, você aprenderá cada vez mais e em pouco tempo já poderá desenvolver praticamente qualquer solução web para seus clientes.

Espero que tenha ajudado você, até a próxima pessoal!

Douglas Paiani
Autor
Douglas Paiani

Gaúcho, 25 anos de idade, apaixonado por programação e suas tecnologias! Com mais de 10 anos de experiência na área de desenvolvimento web, hoje atuando como especialista em WordPress, trabalhando para várias agências de produção digital do país como FullStack. Focado em ajudar novos entusiastas a atingir o próximo nível do WordPress.

Gostou? Compartilhe!
Compartilhe com seu amigo dev:

Receba novidades em primeira
mão no seu e-mail

Suas informações estão 100% seguras